Minha lista de blogs

" A importancia em Reciclar ".

     

Reciclagem
                                                       


                                             Vídeo

                         Livros sobre Reciclagem
 
 
Lixo, Reciclagem e Sua História   Autor: Grippi, Sidney
   Editora: Interciência
 
Reciclagem - Coleção Trabalhos Manuais em 5 Passos   Autor: Llimós, Anna
   Editora: Ciranda Cultural
 
Meio Ambiente e Reciclagem - Um Caminho a Ser Seguido   Autor: Nani, Everton Luis
   Editora: Jurua
 
O Saci e a Reciclagem do Lixo - Coleção Viramundo   Autor: Branco, Samuel Murgel
   Editora: Moderna
 
A Reciclagem Integradora dos Apectos Ambientais, Sociais e Econômicos   Autor: Urani, A.; Hopstein, Graciela; Gonçalves, Pólita
   Editora: DP&A
 
Manual de Reciclagem: Coisas Simples que Você Pode Fazer   Autor: Javnarama
   Editora: José Olympio

Programa Água Brasil

 / ©: Edward Parker/WWF-Canon
 
© Edward Parker/WWF-Canon
Maior parceria com o setor financeiro para a conservação da natureza
Três das mais importantes instituições brasileiras se uniram ao WWF-Brasil para implementar um programa de desenvolvimento sustentável no campo e na cidade, o Programa Água Brasil. Concebido pelo Banco do Brasil, o programa é desenvolvido em parceria com Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e o WWF-Brasil. O Água Brasil tem ações em todos os biomas e regiões brasileiras, desenvolvendo projetos modelo que serão replicadas pelo país. O programa tem duração prevista de cinco anos (até 2015) e envolve reciclagem de resíduos sólidos, coleta seletiva, consumo responsável, boas práticas agrícolas, restauração florestal e finanças sustentáveis.


Parceria pela sustentabilidade

No meio urbano, o Programa Água Brasil visa disseminar o conceito e a prática do consumo responsável e estimular a mudança de comportamento e de valores em relação à produção e ao destino de resíduos sólidos. Para desenvolver o projeto na primeira fase, foram selecionadas cinco cidades, de diferentes portes e características, nas cinco regiões brasileiras: Na Região Sudeste, Belo Horizonte (MG). Na Região Sul, Caxias do Sul (RS). Na Região Nordeste, a capital do RN, Natal. Na Região Centro-Oeste, uma cidade histórica, Pirenópolis (GO). Finalmente, na Região Norte, uma cidade no coração da Amazônia, Rio Branco, capital do Acre. Em todas estas cidades, o Água Brasil atua para ajudar organizações de catadores, prefeituras e a população a melhorar o manejo de resíduos sólidos e a mudar hábitos e atitudes relativos ao consumo e ao descarte de resíduos sólidos.

No campo, a iniciativa envolve agricultores, extensionistas, governos, universidades e instituições locais. O objetivo é disseminar o uso de boas práticas agrícolas e restauração florestal, visando à produção sustentável e a proteção dos recursos naturais. O programa se desenvolve em 14 microbacias localizadas nos diferentes biomas brasileiros:

  • Cerrado: Guariroba (MS), Pipiripau (DF), Peruaçu (MG), São Bartolomeu (GO)
  • Mata Atlântica: Lençóis (SP), Cancã-Moinho (SP), Rio Benevente (ES), Rio das Pedras (RJ)
  • Amazônia: Teles Pires (Sinop e Sorriso, MT) e Igarapé Santa Rosa (AC), Sepotuba (MT)
  • Caatinga: Rio Longá (PI)
  • Pampa: Camaquã (RS)

A parceria busca, ainda, o aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito e investimentos e a implementação de modelos de negócios sustentáveis. O setor bancário é estratégico para a conservação da natureza, em função do importante papel que exerce no financiamento da produção agrícola e de outras atividades.

Reciclagem



Reciclagem

Vamos falar hoje de reciclagem! Nunca ouviu falar nesta palavra? Mas agora você vai saber tudo sobre reciclagem.

Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente. Mas o que é material orgânico e inorgânico? Qualquer coisa que tem origem animal é considerado material orgânico. E tudo que não tem origem biológica é considerado material inorgânico.

Os alimentos, por exemplo, são considerados materiais orgânicos. As sobras destes alimentos como as cascas de legumes e frutas que vão para o lixo de cozinha também são considerados materiais orgânicos e podem ser reaproveitados. Ou melhor, podem ser reciclados para serem reaproveitados.

O lixo da nossa cozinha, por exemplo, pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra para enriquecer os solos das plantações. Olha que legal! Utilizamos alimentos para fazer mais alimentos! Este é o espírito da reciclagem: transformar, processar o lixo, para ser utilizados novamente.

Os materiais inorgânicos como: garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a serem reutilizadas.

Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em 4 latas diferentes: metal, papel, vidro e plástico. Cada lata é representada por uma cor diferente:

Papel - Azul
Metal - Amarelo
Vidro - Verde
Plástico - Vermelho

Este tipo de coleta de lixo é chamado de Coleta Seletiva. Clique aqui para ter as suas latas!

Agora que você já sabe tudo sobre reciclagem, já pode imaginar quanto lixo podemos reutilizar! Assim poupamos energia e matéria prima e ainda não poluímos o planeta.

Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disto muitos materiais levam muito tempo para se decomporem. Veja na tabela abaixo quanto tempo demora a decomposição do vidro!

Papel: de 2 a 4 semanas
Palitos de fósforos: 6 meses
Papel plastificado: de 1 a 5 anos
Chicletes: 5 anos
Latas: 10 anos
Couro: 30 anos
Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Tecidos: de 100 a 400 anos
Vidros: 4.000 anos
Pneus: indefinido
Garrafas PET: indefinido

Outro ponto importante é o quanto de energia e matéria prima poupamos!
Quantas árvores não deixamos de cortar reciclando papéis, jornais e revistas. Quantas máquinas que utilizam eletricidade ou por vezes combustíveis deixamos de ligar poupando energia.

Tudo isto é importante para preservar a natureza e garantir um futuro melhor para o nosso planeta e para a humanidade!

Não perca tempo, é tempo de reciclar!



                      " Reciclagem na Escola"


  É muito comum, quando convivemos com crianças pequenas, ouvir que elas estão fazendo algum trabalhinho escolar que envolve reciclagem. Mas quanto desses trabalhos consiste, de fato, no ato de reciclar?
O que muitas pessoas na verdade não sabem – ou não levam em consideração – é que a reciclagem deve reutilizar um material completamente, fazendo com que ele ganhe novo uso, seja virando matéria prima para alguma peça nova, ou mesmo apenas sendo reutilizado no mesmo tipo de material – como latinhas de alumínio, por exemplo.

reciclagem na escola-1





Reciclagem na Escola

 


Raramente os trabalhos que as crianças em idade escolar fazem com potinhos de iogurte, garrafas PET e papel são considerados, de fato, reciclagem.
Não apenas estes matérias estão sendo reciclados impropriamente – já que, uma vez em casa, raramente um potinho decorado de PET dura muito no balcão do quarto da criança, ou na cozinha da casa, mas antes de ser jogado novamente no lixo – o fato de ele estar cortado e, muitas vezes, acrescido de outros materiais, como cola, glitter, EVA, tinta e tantas outras decorações, impossibilita seu uso como material de reciclagem de PET comum.
O trabalho de reciclagem correto deve prezar pela manutenção da integridade do material base, para que ele possa passar por um processo de reciclagem mais integral, ou então pela durabilidade do material que está sendo feito em sala de aula, ou em oficinas, para que o material usado não seja apenas estragado como material de reciclagem, e vá parar no lixo novamente em apenas alguns dias.


reciclagem na escola-2

Projetos de Reciclagem na Escola
Iniciativas de reciclagem na escola podem – e devem – ser tomadas, mas elas precisam ir além de apenas reutilizar potinhos para artesanato. Uma boa dica – que além de ajudar no processo de reciclagem, ainda gera renda para as escolas – é a separação de lixo, principalmente papel e latinhas de alumínio. Esse lixo pode ser vendido diretamente para as recicladoras – seja por uma comissão formada por alunos, ou mesmo pela direção da escola em si – e este dinheiro pode então vir a ser utilizado em melhorias para a própria escola, o que incentiva os alunos a continuarem reciclando em suas casas, já que eles percebem o benefício do que estão fazendo.


reciclagem na escola-3

Em Prol de um Planeta Mais Saudável
É preciso que as escolas e, através delas, a nova geração de seres humanos, perceba que reciclagem é assunto sério, e que glitter e cola quente raramente contribuem para a natureza e a preservação ambiental. Atitudes conscientes são necessárias durante a formação das crianças, para que, quando adultos, elas saibam o valor da reciclagem verdadeira, e tornem dela um hábito em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário